Home > Dicas Tecnológicas > A nossa pégada digital

A nossa pégada digital

Desde que começámos a navegar na internet, que nos registámos em diversas plataformas e sites. Mas na verdade, hoje em dia já não fazemos login nem em metade desses serviços, certo? Façamos a seguinte pergunta – “Como consigo encontrar todas as minhas contas?”. Para evitar utilização indevida e “limpar” também a nossa pègada online, o ideal seria rever todas essas contas, e alterar as credenciais ou mesmo desativá-las se já não precisarmos do serviço. Deixo alguns métodos que pode usar para encontrar as suas contas online.

Encontrar contas ligadas ao Email

Se frequentemente inicia sessão através do botão de autorização da plataforma de mail, este será um bom ponto de partida para procurar algumas contas. Se criou alguns perfis com a opção “Iniciar sessão com a conta Google”, pode ir verificar as definições de segurança do seu email. Daí pode ver a lista de aplicações ligadas e editar ou revogar o acesso. No Google, vá a “A minha conta” -> Segurança (à esquerda) e faça scroll até encontrar uma seção “Aplicações de terceiros com acesso à conta” e clique “Gerir acesso de terceiros”.

Encontrar logins pelo Facebook

Pode avaliar também as aplicações e sites em que terá entrado utilizando a sua conta desta rede social. Dependendo das permissões dadas, pode até correr o risco de estar exposto no que toca aos seus detalhes pessoais. Mas em plataformas como o Facebook, podemos decidir especificamente o que queremos partilhar ou não. No Facebook, vá a Definições -> Aplicações e Websites -> Com sessão iniciada -> Editar e reveja cuidadosamente todas as entradas!

Procure na sua caixa de correio

Pode ir mais além procurando na caixa de entrada do seu mail por mensagens de verificação de conta. Sabe aqueles mails que recebemos para confirmar a nossa conta/email após registo nalguma aplicação, site ou serviço? Nesta tarefa mais morosa, pode utilizar os operadores de pesquisa do Gmail para filtrar por assuntos específicos.
Por exemplo, se pesquisar “subject: confirmação” irá encontrar todos os emails em que o assunto contenha a palavra “confirmação”. Com esta e outras combinações, poderá vir a encontrar muitas outras contas das quais nem se lembrava que tinha registado.

Verifique as contas gravadas no seu navegador

Sempre que preenche um formulário na internet, o seu navegador guarda esses dados, o que é uma grande ajuda para evitar introduções repetitivas. Isto aplica-se a endereços de email e opcionalmente a passwords também. Por isso, pode também verificar as definições do seu browser e ver a lista de dados gravados. No Google Chrome, vá a Definições -> Auto-preenchimento -> Passwords. Verifique a listagem, edite ou remova tudo o que não quer. No Mozilla Firefox vá a Definições -> Privacidade e Segurança -> Login e Passwords. No Internet Explorer vá a Opções de Internet -> Conteúdo -> Auto Preenchimento, clique em Definições -> Gerir Passwords.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook