Home > Dicas Tecnológicas > O seu PC está lento?

O seu PC está lento?

Esta semana deixo alguns passos que se podem realizar para diminuir a lentidão no computador, ou pelo menos tentar determinar o porquê do problema. (Sistemas Windows)

Reiniciar

Primeiro que tudo, a “velha” máxima da tecnologia, reinicie o computador. É importante que o faça antes de prosseguir com os passos seguintes. Programas em background Um dos problemas mais comuns quando temos um computador lento, são os programas que correm em background. Devemos remover ou desabilitar programas desnecessários no arranque.

Dica: para ver os programas que correm em background e quanta memória ou cpu consomem, abra o Gestor de Tarefas. No Windows 10 basta clicar no canto inferior direito com o botão esquerdo do rato e abrir o Gestor de Tarefas. Mude depois para o separador “Arranque” e remova ou desabilite programas desnecessários.

Eliminar ficheiros temporários

Enquanto os programas correm, são alojados ficheiros temporários no seu disco. Apagar estes ficheiros pode melhorar a performance do pc. Primeiro que tudo pode utilizar a ferramenta de limpeza de disco do próprio Windows para eliminar estes ficheiros. Mas esta ferramenta pode não conseguir eliminar todos os ficheiros nas pastas temporárias, por isso sugiro também que o tente fazer manualmente. Para tal, vá pelo Menu Iniciar e digite %temp% fazendo enter de seguida. Uma vez nesta pasta, pode eliminar todos os ficheiros existentes. Se alguns estiverem em utilização não lhe vai ser permitido eliminá-los, simplesmente ignorar estes.

Verificar o Disco

Verifique que tem pelo menos 200 a 500MB de espaço livre no disco. Para o fazer, basta abrir um explorador do Windows e verificar o espaço no disco C: ou outro caso exista. Paralelamente, devemos também tentar
descobrir se o próprio disco estará em mau estado, corrompido ou fragmentado. Para tal corra o utilitário ScanDisk ou o chkdsk para verificar a integridade ou erros físicos no disco do computador. Também pode correr uma desfragmentação para otimizar o espaço. Pesquisar vírus e outros riscos Se o seu computador estiver infetado com vírus, vai ter um desempenho pior. Caso não tenha nenhum software antivírus instalado, pode correr um utilitário online como este https://www.eset.com/pt/casa/online-scanner/. De qualquer modo, é recomendável que mantenha um software fiável de antivírus instalado e que o proteja efetivamente contra vírus. Existem também um outro tipo de ameaças como o spyware e malware que podem causar muitos problemas e lentidão. Para os detetar é recomendável que instale a versão grátis de um software como o Malwarebytes para examinar o seu pc.

Atualizações

Deve sempre certificar-se que tem o Windows completamente atualizado. É importante também manter todos os drivers atualizados do seu hardware, especialmente os drivers de vídeo.

Reiniciar novamente

Depois de todas as alterações descritas acima, é importante que reinicie de novo o seu computador.

Upgrade no hardware

Se tem o pc há mais de 2, 3 anos, talvez precise de mais memória. Se 4GB serão talvez suficientes, se puder ter um sistema com 8GB tanto melhor. Se a luz indicadora do disco rígido está constantemente ativa, pode ser sinal de que o computador está frequentemente a trocar informações entre a memória e o disco, e isso é sinal de memória insuficiente. Um dos pontos fulcrais num pc é o seu disco rígido. Se tiver possibilidade de mudar para um disco do tipo SSD (Solid State Drive), vai melhorar drasticamente a performance do computador, bem mais notória do que se aumentar a memória.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook