Home > Dicas Tecnológicas > Melhorar a navegação

Melhorar a navegação

Provavelmente usa o Chrome como o seu principal navegador internet. Porque não? É poderoso, rápido e suporta praticamente todo o tipo de conteúdo. E já agora, os produtos da Google funcionam melhor no próprio Chrome, claro. Sabendo das boas funcionalidades do Chrome, este na verdade deixa por vezes a desejar do ponto de vista da experiência do utilizador. Pode ser algo pesado e consumir muita memória RAM, e não é tão agradável à vista como o Safari ou Firefox por exemplo. Mas graças a algumas extensões, podemos resolver os seus principais defeitos e claramente melhorar a experiência de navegação. Deixo então algumas dicas de extensões que pode e deve instalar no seu Google Chrome.

Para aceder às extensões escreva o seguinte endereço no Chrome: chrome://extensions/

ImprovedTube – como o próprio nome sugere, melhora a utilização do YouTube. Esta extensão está dividida em secções. Podemos ir a Appearance e customizar tudo sobre a visualização do player em si. Apesar de ser gratuita e open source, vem com várias pequenas funcionalidades, como adicionar legendas a um vídeo, esconder distrações, abrir em modo full, etc.

Checker Plus for Gmail – já é relativamente comum ter duas ou mais contas de Gmail, por este ou aquele motivo. Mas abrir o Gmail em vários separadores diferentes e com vários logins é de facto problemático. Claro que pode ter vários perfis no próprio Chrome, mas também não será super prático. É aqui que entra esta extensão, que cria um menu flutuante como se fosse um interface Gmail. Pode adicionar várias contas, alternar entre elas facilmen
te, ler, arquivar e mover todos os seus emails, e responder rapidamente.

Reader View – o Chrome não tem um modo de leitura por defeito, algo que existe há anos no Safari e no Firefox. Com esta extensão pode tirar partido do excelente modo de leitura “livre de distrações” do Firefox. Há outras extensões para o mesmo efeito, mas esta extensão é mais rápida e versátil. Pode mudar a formatação do texto, desabilitar imagens, e até ligar a opção voz para texto apenas com um clique.

The Great Suspender – um dos grandes problemas do Chrome é a memória RAM que consome. Quando tem 20 separadores abertos (ou se calhar, 50…), o Chrome continua a alocar recursos para os seus processos em fundo. É por isso que pode acabar por verificar que o Chrome está a ocupar 100MB por página. Com o Great Suspender, este por defeito vai suspender um site após 1 hora de inatividade, e este valor pode ser alterado. Também permite suspender individualmente um determinado site. Para carregar de novo uma página, basta clicar em qualquer área do navegador.

Momentum – a página de novo separador do Chrome é um pouco “aborrecida”. Tem apenas uma barra com a pesquisa do Google e atalhos para alguns dos seus sites favoritos. Esta popular extensão Momentum irá colocar como fundo uma foto de alta resolução inspiradora, e as horas em letras bem grandes. Se quiser pode utilizar a página de novo separador também para anotar as coisas mais importantes que quer terminar hoje e organizar as suas tarefas.
Santos

 

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook