Home > Dicas Tecnológicas > Escrevendo melhor no Word

Escrevendo melhor no Word

O Microsoft Word é claramente o processador de texto mais popular do mundo, e é muito provável que ou já tenha utilizado ou que venha a necessitar de utilizar no futuro. Como tal, esta semana gostaria de deixar algumas dicas práticas que podem vir a ser úteis e ajudar o leitor a ser mais produtivo nesta ferramenta.

Colar sem Formatação

Se precisa de copiar algo de outro local mas não quer afectar a fonte ou outras formatações no documento que está a usar, copie como normalmente (Ctrl+C) mas ao colar use Alt+Ctrl+V para abrir a caixa do Colar Especial onde tem mais opções.

Selecionar uma zona de texto rapidamente

Em vez de clicar e arrastar para selecionar uma área no texto, pode clicar uma vez para colocar o cursor no início do local que quer selecionar, manter premido o Shift, e depois clicar no final da área que quer selecionar. Substituir múltiplos erros Imagine que terminou um documento razoavelmente grande e deu conta que terá escrito um pequeno erro numa palavra e de forma repetida. Pode resolver em poucos segundos com a ferramenta localizar e substituir. Primeiro, prima Ctrl+U para abrir a ferramenta e depois escreva o texto ou frase que quer substituir, e na segunda caixa o texto ou frase correta.

Remover a barra de ferramentas

Se quer escrever sem distrações, pode remover a barra de ferramentas que fica logo acima do documento, clicando Ctrl+F1. Em qualquer altura, se precisar da barra de novo, basta voltar a fazer Ctrl+F1.

Apagar palavras rapidamente

Quando precisa de apagar um bom bocado de texto, em vez de ficar a pressionar a tecla de backspace repetidamente, pode simplesmente manter premida a tecla Ctrl e clicar depois na tecla backspace. Desta forma, será apagada uma palavra de cada vez que clica na tecla backspace. Muito mais rápido, certo?

Utilize a função “Diga o que pretende fazer…”

Imagine que está a tentar encontrar uma função no Word, mas está atrapalhado a navegar nos menus pois não se lembra do local exato da mesma. Clique no atalho “Diga o que pretende fazer…” no topo logo à direita dos menus. Daqui, pode escrever a ação que quer levar a cabo e terá uma ajuda contextual. Teste por exemplo escrever “criar uma tabela” e veja a facilidade de utilização desta ferramenta pouco conhecida de utilizadores mais antigos, mas muito prática.

Pesquisar rapidamente sobre uma palavra

Por vezes estamos a editar um documento Word mas precisamos de obter algum contexto ou significado de uma palavra em concreto. Saiba que pode simplesmente selecionar uma palavra,
clicar com o botão direito e escolher a opção ‘Pesquisa inteligente’. Irá abrir um pequeno painel que contem informação relacionada. Pode assim poupar tempo para abrir a internet e fazer uma pesquisa, e é igualmente poderoso.

Criar definições personalizadas de auto-correção

Será que tem algumas palavras que simplesmente não consegue escrever corretamente? Ou palavras e frases longas que precisa escrever várias vezes? Pode utilizar a autocorreção personalizada para poupar tempo, para tal vá a Ficheiro, Opções, depois Verificação. Clique depois no botão ‘Opções de correção automática’. Pode então adicionar as suas próprias palavras personalizadas e a correção que lhes quer aplicar. Também é prático para transformar abreviaturas personalizadas automaticamente em textos ou frases longas.

 

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *