Home > Dicas Tecnológicas > Dicas Excelentes

Dicas Excelentes

O Microsoft Excel™ é um software bastante poderoso para organizar e relacionar dados. Contudo, muitos utilizadores ficam com receio ao verem a quantidade de comandos e atalhos presentes nas barras superiores. Não se assuste e explore esta ferramenta magnífica. Deixo esta semana algumas dicas práticas.

1. Transformar colunas em linhas (e vice-versa) Por vezes é necessário converter a disposição vertical para horizontal, ou o contrário. Passo 1. Selecione a linha ou coluna que deseja transformar e clique em “Copiar. De seguida, vá até às opções especiais de “Colar” e escolha a opção “Transpor”; Passo 2. Para concluir a transformação, é preciso traspor os dados copiados para uma folha com células vazias e com o espaço vertical ou horizontal necessário para dispor a linha ou coluna.

2. Congelar cabeçalhos e colunas Apesar de termos os cabeçalhos e colunas identificados por números e letras, as folhas de cálculo muito longas podem exigir a visualização permanente dos títulos. Passo 1. No separador “Ver”, clique no botão “Fixar Painéis” para fixar a visualização do cabeçalho e da primeira coluna da folha, simultaneamente;
Passo 2. Para remover esta opção de visualização, clique na opção “Libertar Painéis”. Também é possível fixar só uma das opções em “Fixar Linha de Cima” ou “Fixar Primeira Coluna”.

3. Ações e atalhos O Excel tem vários recursos acionados por teclas de atalho, bem como alguns modos especiais para fazer entrada de dados nas células. Passo 1. O sistema tem sistemas sofisticados de identificação de dados pa- ra verificar se os números são moe- das, datas, horários etc. No entanto, esta configuração pode atrapalhar o preenchimento das células. Assim, escreva sempre “´” antes de números para desligar a identificação automática e manter o valor no formato que deseja; Passo 2. Fazer “Enter” no Excel conclui a a edição da célula e passa para a de baixo. Desta forma, frases muito longas podem ser compactadas ou ocultadas. Para escrever textos mais extensos e saltar linhas dentro da célula, clique ALT + Enter, aumentando o tamanho do espaço e evitando a ocultação das palavras.

4. Restrições de dados Algumas folhas precisam de ser preenchidas por diferentes utilizadores que podem desconhecer os valores que devem ser inseridos nas células. Para coordenar o trabalho e evitar erros, o Excel permite configurar a restrição de dados para cada célula. Passo 1. Selecione a célula que deseja configurar e, no separador “Dados”, clique no botão “Validação de Dados…”; Passo 2. Na janela que é mostrada, escreva as especificações de restrição de dados que deseja e, ao terminar, clique em “OK” para concluir a customização da célula;
Pode definir por exemplo um intervalo para números inteiros ou mesmo personalizar as várias entradas possíveis, descriminando os textos aceitáveis. 5. Atalhos de tempo e hora O Excel tem atalhos que inserem a data e a hora atual automaticamente, e também fórmulas relacionadas com tempo. Passo 1. Numa célula vazia, clique Ctrl + ; para inserir automaticamente a data atual, enquanto Ctrl + Shift + ; adiciona a hora exata, de acordo com o relógio do PC; Passo 2. A fórmula “=NÚMSEMANA(X)”, com X sendo uma célula com uma data, retorna a semana do ano, de acordo com o dia. Ao mesmo tempo, a fórmula “=DIAS360(X:Y)”, com X e Y indicando duas células com datas diferentes, temos a quantidade de dias entre os períodos.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook