A Televisão

“A televisão é o espelho que reflete a derrota de todo o nosso sistema cultural”. Esta afirmação de Bernice Buresh e Fellini não podia estar mais acertada.
Quando critico qualquer coisa, gosto sempre de saber o que estou a criticar. Leio, vejo e só depois critico. É exatamente o que acontece com a nossa televisão, isto é como todos os canais generalistas.
Na RTP! temos futebol de manhã, à tarde ou à noite e alguns programas transmitidos de vários concelhos. Além das notícias, quase todas retiradas dos jornais, sem qualquer critério, ou antes sempre com uma nota sensacionalista, mas sem ou pouco valor cultural. Lá vem uma vez ou outra uma amostra de cultura popular mas mesmo assim com pífios comentários dos apresentadores que desconhecem as terras e os costumes objetos da transmissão.
Na SIC lá temos o programa da manhã realizado por quem sabe dos gostos das massas com o intuito único das audiências. Excetuando os comentários sérios sobre crimes e sentenças judiciais, o resto é uma feira de vaidades que valem zero como conteúdos culturais. Transmite-se o que o Zé-Povinho gosta mas os políticos adoram.
Na TVI são as desgraças que vão por esse mundo fora sem qualquer critério ou comentário válido que justifique toda a violência, toda a desgraça mostrada até á exaustão.
Nos livros marxistas dizia-se que a religião era o ópio do povo. Podemos dizer o mesmo dos programas televisivos. Só servem para adormecer o povo. Podem dizer-me que é disso que eles gostam, mas uma televisão pública ou privada deve ter alguma responsabilidade na educação do gosto do nosso povo. Bem sei que guardaram isso para a RTP !! mas mesmo aqui falta muito conteúdo educativo ou então a cultura transmitida é só para mentes altamente inteligentes.
Esta minha crítica só tem como finalidade abrir um pouco as mentes das pessoas para não comprarem gato por lebre e não tem como objetivo criticar os que fazem esses programas. Muitos deles só fazem o que os responsáveis máximos lhes permitem fazer.
Borges Simão

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *