Home > Saúde > Alimentos & Consumo Alimentar

Alimentos & Consumo Alimentar

Por Carlos Fidalgo

Conhece as diferentes formas de apresentação das datas de validade dos alimentos? Quantas vezes colocou no lixo alimentos, cuja validade tinha terminado no dia anterior?

Nesta edição, irei abordar este tema que penso ser de grande utilidade, para todos nós, no nosso dia-a-dia.

Se por um lado, o consumidor doméstico é responsável por aproximadamente 42% do desperdício alimentar global, e por outro, o significado das datas de validade presentes nas rotulagens não é suficientemente bem compreendido pelos consumidores (conforme indicam inquéritos realizados junto de cidadãos da União Europeia), estas duas considerações, não deixam de estar relacionadas entre elas.

Assim, e com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar, importa saber desde já, que existem duas formas de apresentar a validade dos alimentos:

– a data-limite de consumo, que surge com a designação «Consumir até», sendo indicada com o dia, o mês e, eventualmente, o ano;

– a data de durabilidade mínima, que surge com as designações «Consumir de preferência antes de» e  «Consumir de preferência antes do fim de»;

Analisando melhor cada uma destas formas, refira-se que a data-limite de consumo indica a data até à qual o produto deve ser consumido, sendo aplicável a produtos microbiologicamente perecíveis (nomeadamente carne fresca, iogurtes, queijo fresco, saladas IV gama, sandwiches e refeições prontas). Estes produtos, devem ser consumidos até à data indicada.

No caso da data de durabilidade mínima, quando a sua indicação é efetuada através da menção «Consumir de preferência antes de», a data indicada, corresponde à data até à qual o alimento conserva as suas propriedades específicas, aplicando-se a produtos microbiologicamente não perecíveis, nomeadamente o azeite, as batatas fritas e os cereais, geralmente com validade inferior a 3 meses. O consumo destes produtos, pode ser efetuado, desde que sejam respeitadas as regras de conservação específicas de cada um deles, indicadas nos respetivos rótulos. O formato da indicação desta data, surge com as indicações de dia, do mês e do ano.

Quando a indicação é feita mediante a menção «Consumir de preferência antes do fim de», a data indica também, até à qual o alimento conserva as suas propriedades específicas. Esta, aplica-se a produtos microbiologicamente não perecíveis (congelados e conservas), geralmente com validade superior a 3 meses. Tal como referido anteriormente, também estes podem ser consumidos após essa data, desde que sejam respeitadas as regras de conservação específicas de cada produto indicadas nos respetivos rótulos. Esta data surge com as indicações de mês e do ano.

No próximo artigo, irei falar-vos dos produtos sem validade, da aproximação do fim do prazo de validade, e ainda dar-vos-ei algumas orientações sobre a gestão dos produtos e seus prazos de validade.

 

E-mail: alimentos.consumo.alimentar@gmail.com

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *