Home > Dicas Tecnológicas > Melhorar a navegação na internet

Melhorar a navegação na internet

A internet é um recurso muito vasto e poderosíssimo, e tornou-se de facto numa ferramenta de uso diário quase imprescindível nos dias de hoje. Mas eventualmente haverá ainda alguns utilizadores que possam não a utilizar da forma mais ideal e fluída. No artigo de hoje, vou enumerar algumas dicas simples para melhorar a utilização da internet e navegar mais eficazmente.

Aproveite a navegação por separadores

Tome realmente partido da navegação em separadores em todos os browsers de internet. Enquanto lê um artigo ou navega num site, pode encontrar um link que lhe interessa. Qualquer link para outra página pode ser aberto num novo separador para que não interrompa o que está a ler. Pode fazer esta ação pressionando a tecla CTRL e clicando simultaneamente no botão esquerdo do rato.

Truque: para abrir um novo separador em branco, fazer Ctrl+T ao mesmo tempo; 

Não precisa de escrever http:// numa página web

Quando está a digitar um endereço de internet, não precisa escrever http:// ou mesmo o www no endereço. Por exemplo, se quer visitar a página d’O Almonda, basta digitar oalmonda.net e pressionar Enter.

Truque: se vai visitar um site com um endereço .com basta escrever o nome do site, por exemplo google, e de seguida pressione CTRL+Enter e veja que é colocado o endereço completo.

Mova-se rapidamente entre campos

Se está a preencher um formulário, e-mail ou outro campo de texto, pode-se mover rapidamente entre cada um dos campos, clicando na tecla Tab ou então Shift+Tab para andar para o campo anterior.

Truque: quando está num campo do tipo lista (drop-down) em que tem várias opções para selecionar, pode simplesmente pressionar a primeira letra da palavra que quer encontrar para que fique posicionado logo no local apropriado em vez de fazer tanto scroll.

Conheça os atalhos dos browser da internet

Há dezenas de teclas de atalho diferentes que podem ser utilizadas nos navegadores de internet. Deixo algumas das mais conhecidas: ALT+D ou CTRL+L para levar o cursor para a barra de endereço; Mantenha premida a tecla CTRL e clique em + ou – para aumentar ou diminuir o tamanho do texto; Para voltar à página anterior clique na tecla de retrocesso ou então na tecla Alt + seta para a esquerda; F5 ou CTRL+R para atualizar/refrescar a página web; F11 para visualizar em ecrã completo (F11 de novo para voltar à vista normal); CTRL+B para abrir os seus favoritos; CTRL+F para abrir uma caixa de pesquisa onde pode procurar por texto na página que está a ler;

Utilize o potencial dos motores de pesquisa

Obtenha o máximo de cada resultado de pesquisa. Se por vezes não encontra o que procura, experimente colocar o texto entre aspas, para que lhe surjam apenas resultados em que os termos que procura estejam juntos.

Truque: em cada caixa de pesquisa, pode simplesmente teclar Enter a seguir a escrever o texto a pesquisar, em vez de utilizar o rato para ir clicar no botão “pesquisar”.

Teste navegadores alternativos

Muitos utilizadores continuam a usar o navegador por defeito que vem no computador, e que no caso do Microsoft Windows é o Internet Explorer. Mas há outras alternativas muito boas (diria até melhores) que são grátis para download e podem ter capacidades que o seu navegador corrente não tem. Tente instalar o Google Chrome ou o Mozila Firefox para citar apenas 2 exemplos muito válidos.

 

 

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook