Home > Dicas Tecnológicas > A rede social profissional

A rede social profissional

Quando pensamos em redes sociais, muito provavelmente os nomes que nos vêm à cabeça são Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, Pinterest ou Snapchat. Mas existe uma rede social bem diferente e interessante, com uma crescente expressão a nível mundial e também em Portugal.

Hoje quero falar-vos do Linkedin, a maior rede social profissional do mundo, com mais de 580 milhões de utilizadores, e provavelmente já mais de 2 milhões em Portugal. Estima-se que hajam mais de 30 milhões de empresas nesta plataforma a um nível global, estando registadas em Portugal já mais de 36000, e acredita-se que 50% dos decisores de empresas usam esta rede para fins profissionais. Com este nível de envolvimento profissional, o LinkedIn é de facto uma ferramenta que você e a sua empresa não podem ignorar. Trata-se de uma rede social para utilização estritamente profissional. Muito sucintamente, digamos que é como ter um currículo online, mas que possibilita aos utilizadores estarem conectados em rede a amigos, contactos de amigos, outros utilizadores profissionais e a empresas. A sua forma de alargamento em rede é semelhante às outras redes e no caso desta plataforma tem o nome de conexão, um convite que um utilizador endereça a outro e no qual pode adicionar uma pequena nota com comentários para contextualizar o pedido. Existem conexões de 1º grau, que são as conexões diretas entre utilizadores; e as conexões em 2º grau, que representam os utilizadores que estão conectados diretamente às nossas conexões de 1º grau. Além disso, pode seguir grupos de interesse específicos onde encontra profissionais com os mesmos interesses, e também empresas, aumentando assim a sua visibilidade nesta rede. Além das contas normais completamente gratuitas, o Linkedin proporciona ainda o registo de contas premium. Com estas contas e mediante o pagamento de uma assinatura mensal (entre 10 a 80€), podemos escolher entre 4 planos de aperfeiçoamento do perfil (Carreira, Negócios, Vendas e Contratações). Numa conta premium temos acesso a pesquisas ilimitadas, ao envio de mensagens livremente para quem não está nos contactos diretos, visualização completa de quem viu o perfil, entre outros melhoramentos. A importância do LinkedIn na procura de trabalho é inquestionável nesta era digital, e o mercado de recrutamento está cada vez mais virado para esta plataforma. Um perfil bem construído no LinkedIn atrai mais visitas e, como consequência, mais oportunidades de emprego, parcerias e negócios. Ter o perfil atualizado e organizado é muito importante para passar uma boa impressão para empresas ou para os seus pares. Gostaria ainda de deixar algumas dicas importantes para construir um perfil vencedor no Linkedin (apelidado de perfil “campeão” nesta rede).

– Escolher uma foto de perfil com uma imagem profissional e de boa qualidade;

– Manter o perfil sempre atualizado, pois o seu cargo atual é a primeira coisa que é notada;

– Utilize palavras-chave importantes na descrição das atividades de cada trabalho;

– Participe e interaja em grupos na sua área profissional para aumentar a sua relevância;

– Deve praticar a recomendação de conexões, esperando a reciprocidade;

– Aposte em artigos e publicações sobre assuntos que domina, para aumentar os contactos;

– Escolher um bom título, pois fica logo abaixo do seu nome e tem visibilidade;

– Fazer o perfil noutro idioma, mudando o idioma de navegação, o LinkedIn copia todo o perfil para o novo idioma e depois só tem que traduzir tudo o que contém texto.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *