Home > Escolas > E.S.Artur Gonçalves > Operação Militar “Rosa Brava” – Sensibilização junto dos jovens

Operação Militar “Rosa Brava” – Sensibilização junto dos jovens

Na data da saída desta edição já terá terminado a operação militar “Rosa Brava”. Uma operação que decorreu de 24 a 30 de Abril, na qual estiveram em exercício 300 militares da Brigada Mecanizada do Exército (BrigMec), do Campo Militar de Santa Margarida.

 

Esta operação militar teve por principal objectivo a preparação do efectivo militar  para a próxima missão de paz a seguir rumo ao Kosovo no próximo mês de Setembro. E foi igualmente, uma oportunidade de sensibilização dos jovens para uma futura incorporação no Exército.

 

O Tenente Coronel Amaral Lopes, Chefe do Estado Maior da Brigada Mecanizada explicou melhor a razão desta Missão e porquê a eleição de Torres Novas para ser o Posto de Comando do exercício.

“Interessa-nos estar junto da sociedade civil e mostrar quais são as nossas capacidades. E há também interesse em dar a conhecer aos jovens os desafios, as oportunidades e as portas que se podem abrir por via do Exército: uma carreira e um emprego. Principalmente nesta altura de crise, importa pensar nesta hipótese.

 

A cidade de Torres Novas foi escolhida por várias razões, é um dos maiores centros populacionais na zona envolvente ao Campo Militar de Santa Margarida, há muito que aqui não se via a presença de uma unidade militar, e reunia as condições para este exercício que se pretendia que decorresse no meio das populações. Cada vez mais os teatros de guerra se vivem ou no seio das populações ou muito perto delas.”

 

A par com Torres Novas, foram escolhidos para este mesmo exercício as localidades de Chamusca, Ponte de Sôr e Bemposta. O comando das operações esteve sediado nas antigas instalações da Rodoviária do Tejo e os militares montaram o seu acampamento nos terrenos junto à Avenida Xanana Gusmão, perto do hospital.

 

Junto ao Viaduto de Rio Frio esteve montada uma exposição de material pesado e no fim-de-semana do 25 de Abril foi montada uma torre no Jardim das Rosas, por onde passaram muitos jovens que aí experimentaram a adrenalina de fazer escalada e rappel.

 

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook