Home > Destaques > Começou a corrida

Começou a corrida

Arrancou oficialmente o período eleitoral que vai durar até 29 de setembro. O debate entre os candidatos às autárquicas de Torres Novas está marcado e o cenário também. Segundo Aristóteles, o conhecimento supremo é o da política. Pois, na cidade, valendo-se de todas as ciências práticas, a política é a arte que cuidará do bem do indivíduo para obter e conservar o bem comum. Para os gregos a política é uma vocação maior que todas as outras vocações, pois o seu fim é o da felicidade de todos. Talvez por terem sido também os fundadores dos jogos Olímpicos, os gregos não sonharam com políticos de gabinete; sonharam com políticos atléticos. Quem corre maratonas só pode sonhar com democracias. Se perguntássemos a um filósofo grego “o que é a política”, ele responderia: “é a arte de correr maratonas”. O político de vocação é um maratonista. O seu amor é pela corrida. O político de verdade é um apaixonado pelo grande público que o vê correr e também pelo simples facto de correr. Ele abdica da sua vida privada para se dedicar às pistas, adaptando-se a cuidar do que é de todos em detrimento do que é seu. A corrida política consiste em transformar sonhos em realidade. É uma vocação tão feliz que Platão sugeriu que os políticos não precisariam de possuir nada de seu. Bastar-lhes-ia o grande prémio da chegada, o mais belo dom e a mais nobre profissão: cuidar de todos.   Há corridas por prémios, mas mais belas são as corridas por vocação. E o jornal “O Almonda”, fiel à sua missão de informar, no próximo dia 25 de setembro, segunda-feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas, pelas 21 horas, em simultâneo e em parceria com A Rádio Local de Torres Novas promoverá o seu primeiro debate político dos últimos anos com os candidatos à Câmara Municipal de
Torres Novas. São eles, Miguel Bento, CDS. Helena Pinto, BE. Filipa Rodrigues, CDU. João Quaresma, PSD. Pedro Ferreira, PS. Com esta iniciativa, “O Almonda” assume a obrigação de dar a conhecer ao público, em debate democrático, o pensamento dos cinco candidatos à presidência da Câmara de TN. Convidamos todos os nossos assinantes e leitores a comparecerem, ou a ouvirem pelas ondas da  Rádio Torres Novas FM 100.8 MHZ. O debate será moderado pelo nosso chefe de redação, jornalista Luís Lopes.
As questões se darão por sorteio in loco. As nossas questões versarão sobre cultura, educação, meio- -ambiente, saúde, urbanismo e sociedade. Os cronistas de “O Almonda”, Borges Simão, Eduardo Bento, Fernando Pereira e Messias Martinho, juntamente com um convidado da Rádio Local de TN serão os nossos sabatinadores.  Quanto aos cinco convidados: Todas as presenças confirmadas. O futuro já está lançado.

O Debate será no dia 25 de Setembro, 21 horas na Biblioteca Municipal.

Durval Baranowske, diretor 

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *