Home > Destaques > Renovação

Renovação

O “nosso” Almonda, local de trabalho e o nosso ganha-pão está em mudança. E os tempos de mudança, naturalmente, trazem sempre algum receio, pois a forma de trabalhar vai sofrer alterações.

Há duas palavras operativas na introdução deste texto, “mudança” e “sofrer”. As duas estão ligadas. Sabemos que ambas são necessárias. Sem uma não há a outra. A mudança, que conduz à renovação, vai dar-nos dores de cabeça. Mas serão dores que abraçamos, pois percebemos que está em causa um processo de adaptação aos nossos dias. E a mudança é radical. A começar pelo aspeto, depois vem a organização do conteúdo e por fim a renovação com colaboradores. Se contabilizarmos nem parecem ser muitas as mudanças, mas cada uma delas exigiu um esforço grande, pois envolve pessoas. E quando assim é há que lidar com diferentes sensibilidades e com muitas opiniões. Desde que “O Almonda” tem o seu novo diretor, o Pe. Durval Baranowske, o processo de renovação foi posto em marcha. “Vem aí um novo Almonda” anunciou. Ao início julgámos que a alteração seria apenas estética, com uns retoques aqui e ali. Mas não. É muito mais profunda. E é por isso que a partir da próxima edição vamos deixar de pensar as matérias da redação como antigamente fazíamos. Pois também isso mudou.

A internet é voraz e tudo consome. Tudo anuncia. Tudo divulga, o bom e o mau. Uma publicação em papel nunca teria hipótese de competir com a “novidade”. Mas pode dar a volta ao criar a sua própria “novidade”, fazendo o que mais ninguém faz, indo à procura da história de que ninguém foi. O “novo Almonda” vai obrigatoriamente afastar-se da espuma dos dias, deixando para a internet a notícia que vive da rapidez. Vai antes à procura da história de que ninguém falou e assim oferecer conteúdo com histórias de cá. O “novo Almonda” quer manter-se o seu jornal local, dando corpo ao seu novo epíteto, «dizendo a verdade e combatendo o erro».

Luís e Célia

(Jornalistas)

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *