Home > Aldeias > Lapas alinda-se para as Festas de Nossa Senhora da Vitória

Lapas alinda-se para as Festas de Nossa Senhora da Vitória

Esta festa é a tradução da fé deste povo de Lapas, que tem por padroeira Nossa Senhora da Graça, mas cuja grande devoção vai para Nossa Senhora da Vitória”.

Uma fé e uma devoção que nascem do coração, mas com base em factos e lendas também.

Há doze anos que a comunidade de Lapas não organiza a festa em honra de Nossa Senhora da Vitória. No ano que passou, no dia 15 de agosto, data em que nunca se deixou de celebrar a missa e a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Vitória, foi plantada a semente e iniciados os preparativos para que este ano a festa regressasse.

Margarida Liberato sentiu assim no seu coração o impulso e diz a fé, o chamamento para se recuperar esta tão acarinhada festa entre o povo de Lapas. No fim de desafiar mais algumas pessoas para abraçarem este projeto falou com o pároco que deu o seu aval.

“Os trabalhos começaram logo em outubro, com muito empenho da parte do povo e grande dedicação. O povo estava sedento desta festa. As pessoas têm dado dádivas maravilhosas. Esta festa faz parte da nossa fé”, explicou ao nosso jornal Margarida Liberato.

A cozinha precisava de ser novamente equipada assim como havia que pensar em muitas questões que estão por detrás da organização de uma festa, nomeadamente a realização de várias iniciativas para angariação de fundos para arrancar com a festa, mas principalmente era necessário alindar a aldeia para acolher da forma mais bonita possível a passagem de Nossa Senhora.

A antiga sede da Sociedade Musical União e Trabalho recebe assim todos os dias desde há várias semanas para cá um grupo de generosas senhoras que trabalham afincadamente para “vestir” as ruas de Lapas de azul e branco, as mesmas cores do manto que cobre a imagem de Nossa Senhora da Vitória.

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *