Home > Desporto > Medalha de Bronze de Ju Jitsu para Torres Novas nos Jogos Mundiais

Medalha de Bronze de Ju Jitsu para Torres Novas nos Jogos Mundiais

À conversa com Ana Nair Dias

A lutadora Ana Nair Dias conquistou no passado dia 28 de julho a Medalha de Bronze nos Jogos Mundiais, que decorreu em Wroclaw, na Polónia, na disciplina Ne-Waza de Ju Jitsu, na categoria de -55 kg. O Almonda esteve à conversa com a jovem Ana Nair, com o seu treinador e com o responsável pelo Clube de Judo de Torres Novas.

A lutadora nasceu em Torres Novas, reside em Tomar, mas é no Clube de Judo de Torres Novas que treina.

Tal como explicou, foi o facto de trabalhar numa academia onde se praticava esta modalidade que a fez ganhar o gosto. Assim, tem vindo a somar pódios. O ano passado ficou em segundo lugar no Campeonato da Europa, em Portugal, tendo sido quatro anos campeã nacional. Foi também campeã no Open Internacional de Madrid e alcançou o terceiro lugar no Open Internacional de Roma, assim como no Campeonato do Mundo. Desta feita ficou em terceiro lugar, tendo sido a única a concorrer por Portugal, entre as seis convocadas a nível mundial e trouxe para casa a medalha de bronze, numa prova que foi organizada pelo Comité Olímpico Internacional, tendo sido convocada pelo Comité Olímpico Português.

“Apesar de qualquer um destes atletas apurados estar habituado à pressão nervosa, esta é sempre uma grande responsabilidade, pois estava a representar o meu país. Foi um orgulho muito grande este terceiro lugar, por ver que o meu trabalho deu frutos”.

De referir que esta é a única medalha alcançada no Distrito de Santarém sob a tutela do Comité Olímpico Internacional.

Falando em trabalho, Nair treina todos os dias, na época de preparação, chega a fazer mesmo bi-diários, a par com a sua atividade profissional, que pouco tempo lhe deixa para se dedicar aos treinos, mas a teimosia de Nair fala mais alto e faz com que insista diariamente na conquista de um lugar ainda melhor no pódio.

Em paralelo com o Ju Jitsu, Ana Nair ainda pratica Judo, e afirma que uma modalidade complementa a outra. O ano passado foi campeã zonal da Zona Centro de Judo, e ficou em quinto lugar no campeonato Sénior Nacional de Judo.

O seu treinador, Fábio Santos, afirma que esta jovem é uma promessa e os resultados falam por si. O projeto passa agora por arranjar apoios para participarem em novembro no Open Internacional de Espanha e no Campeonato Mundial da Colômbia, e esta é a principal dificuldade para a atleta e o seu treinador, uma vez que os apoios são escassos.

fotopag1_almonda_2017-08-11-2_gd

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *