Home > Região > Em Riachos Paula Araújo lança mais um livro

Em Riachos Paula Araújo lança mais um livro

Os Segredos do Lapedo” um romance criado para jovens, em que os jovens são os seus grandes protagonistas é o mais recente livro de Paula Araújo residente em Riachos desde 1986.

Professora de português e inglês, Paula Araújo é natural de Lamego, tendo vivido antes de vir para o concelho de Torres Novas, três anos em Leiria, vivência que inspirou a escritora para esta obra infanto-juvenil.

Partindo de um contexto nas diferentes vertentes que envolve o Vale do Lapedo, Abrigo do Lagar Velho e a descoberta do achado arqueológico, cria-se um enredo de histórias, atual e dinâmico, com as vivências de um acampamento de três turmas de uma escola da região de Leiria.

Na história há situações, histórias da vida dos alunos, dificuldades do dia a dia, alegrias e tristezas, numa línguagem própria dos jovens, os seus conflitos e valores humanos.

Recria-se a história real com novas descobertas fictícias no lugar, que tentam dar um novo rumo aos estudos arqueológicos, onde a ficção se confunde com a realidade, tornando esta pequena obra uma aprendizagem e uma partilha constante de saberes.

É uma narrativa simples e apaixonada daquele lugar encantador, adequada e direcionada para os jovens, com momentos sérios e momentos cómicos. É a voz da experiência de uma docente e da recolha próxima da linguagem e do saber ser e estar dos nossos jovens na atualidade. É uma homenagem singela a quem ama a natureza, a cultura e a História, tornando-as em algo vivo e ativo.

É principalmente uma história doutras histórias da região de Leiria, que cativará os jovens e os menos jovens.

Paula Araújo no início do seu percurso pela escrita fez diversas incursões na poesia e no conto ganhando em jovem alguns prémios em Jogos Florais.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Ingleses e Alemães pela Faculdade de Letras de Coimbra em 1992, lecionando presentemente inglês na localidade da Chamusca. Ainda em 1990 reescreve uma parábola de Kafka e cria um conto intitulado Entre a Névoa Branca, com o qual recebe uma Menção Honrosa nos Jogos Florais de Évora.

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *