Home > Sociedade > No Dia Mundial do Teatro, à conversa com o Director do Virgínia

No Dia Mundial do Teatro, à conversa com o Director do Virgínia

 

No dia em que se celebrou o Dia Mundial do Teatro, sexta-feira 27 de Março, fomos ao encontro do Director Artístico do Teatro Virgínia, João Aidos, para conversar sobre a realidade local e a adesão da população à programação cultural oferecida na nossa cidade, bem como os benefícios desta aposta.   

 

«Tanto quanto possível a programação tenta contribuir para a formação individual das pessoas, na sua sensibilidade, no desenvolvimento da sua criatividade e capacidade crítica, numa óptica de enriquecimento pessoal», disse João Aidos.

 

Explicou ainda que «uma premissa que está implícita na programação é a preocupação constante na qualidade artística, que se baseia na diversidade e regularidade, visando uma aposta em projectos contemporâneos e pedagógicos, como processo de mediação com a comunidade. Esta sala de teatro serve, deste modo, como uma forma de pausa na rotina diária, como enriquecimento pessoal». Relativamente ao público, constata que «a frequência da sala varia de acordo com género artístico do espectáculo».

 

João Aidos crê que «há uma grande responsabilidade na escolha da programação, no sentido de poder conduzir/formar o gosto do público, daí a importância constante numa programação de grande qualidade, mais a mais na roda-viva em que se vive, neste mundo globalizado e alienado, sem curiosidade ou interesse pelo conhecimento, castrador da realidade». Concluindo-se com estas palavras que a cultura se pode tornar numa solução fundamental na perspectiva de desenvolvimento pessoal.

 

Isabel Maia

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook