Home > Sociedade > Programação do Teatro Virgínia para Abril – Junho

Programação do Teatro Virgínia para Abril – Junho

 

teatro-virginia-abr-a-jun-09_page_01O grupo Devotchka dos Estados Unidos da América e Alela Diane, uma das maiores cantautoras da actualidade e da música popular norte-americana, são duas das grandes apostas do Teatro Virgínia para o próximo trimestre Abril – Junho. A fadista Mariza será uma das presenças fortes, sendo este o único espectáculo a ter lugar no Palácio dos Desportos. Fica ainda a expectativa de ver Sérgio Godinho a fazer Teatro na peça “Onde Vamos Morar”, de José Maria Vieira Mendes, Artistas Unidos. Uma programação que pretende ser mais uma aposta numa oferta de qualidade.

 

 

O mês de Abril começa com o Polegarzinho, um herói do tamanho de um dedo, um espectáculo do Teatro de Marionetas do Porto, dirigido aos mais pequenos e às suas famílias. Entre 30 de Março e 2 de Abril, terão lugar oficinas em torno da história do Polegarzinho, um pequeno rapaz que nos faz pensar sobre as escalas e as medidas, o minúsculo e o enorme.

 

A grande voz do Jazz português, Jacinta, apresentará Songs of Freedom, uma simbiose do jazz com temas célebres dos anos 60, 70 e 80. Para comemorar o 25 de Abril, estarão em palco CoupleCoffee e o seu álbum “Com as Tamanquinhas do Zeca”. Com o reportório do eterno Zeca e o sabor brasileiro presente não só no sotaque mas também nos detalhes que rodeiam as melodias, os Couple Coffee são uma das mais originais propostas musicais que Portugal tem hoje para oferecer.

 

A fechar o mês de Abril, o Projecto Panos. A edição 2009 do PANOS, é um projecto da Culturgest, e que foi realizado e é apresentado pela primeira vez em Torres Novas. O grupo de Teatro da Escola Artur Gonçalves e jovens dos Encontros no Teatro Virgínia 2008, orientados pelo encenador Pedro Wilson, estiveram desde Outubro a ensaiar a peça REFUGA, da autora inglesa Abi Morgan, que conta a história de Kojo, um refugiado da Costa do Marfim, que chega a Londres e é recebido num centro de acolhimento para crianças.

 

De 29 de Abril a 31 de Maio estará patente a exposição “Uma Carta Coreográfica” comissariada por Madalena Victorino. Integrada na Acção de Grande Envolvimento Nacional, promovida pela Direcção Geral das Artes, cuja edição de 2009 é dedicada à Dança, a Exposição “Uma Carta Coreográfica” procura explorar de uma forma interactiva o tema Movimento, Corpo, Dança.

 

Maio abre as portas ao Coral Sinfónico de Portugal. Um programa com Pavane de Gabriel Fauré (1845-1924) e que reúne dois requiems: o Op.48 do mesmo autor e o Op.9 de Maurice Duruflé (1902-1986).

 

Um dos espectáculos que está a criar mais expectativa em relação à receptividade do público é a actuação do grupo Devotchka. Quatro músicos multi-instrumentalistas atravessaram o México, as paisagens eslavas e as pradarias americanas até se encontrarem em Denver, Colorado, para se tornarem os Devotchka. Ali fundem música Romena, Grega, Eslovena, Bolero e Mariachi com as sonoridades mais esquecidas do folk americano e ainda com a energia do punk. Ganharam mais visibilidade recentemente com a sua participação na construção da banda sonora do filme “Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos”.

 

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook