Home > Região > «Birras e birrinhas» interessaram técnicos e famílias

«Birras e birrinhas» interessaram técnicos e famílias

A Equipa Local de Intervenção (ELI) dinamizou um seminário na sexta-feira, dia 11, na biblioteca municipal de Torres Novas. Luciana Tavares, da organização, explicou que o objetivo desta atividade passou por proporcionar aos técnicos acesso a formação, o que normalmente acontece apenas nos grandes centros urbanos, podendo assim os técnicos reciclar e adquirir conhecimentos.

Também se dirigiu às famílias, que puderam participar, dar o seu testemunho, ouvir e aprender com os diferentes painéis de especialistas. O sucesso da iniciativa verificou-se no próprio dia, pois a lotação do anfiteatro esgotou.

De manhã os painéis geraram debate intenso sobre a dificuldade das crianças terem cada vez menos tempo para brincar, desenvolvendo atividades motoras e ao ar livre, pois são condicionadas muito a espaços fechados onde os brinquedos eletrónicos ganham território. Têm também, regra geral, o tempo muito preenchido menos para brincar e para descobrir, o que é essencial no seu desenvolvimento.

Mónica Pinto, no painel da tarde, abordou o tema das “Birras”. Explicou a especialista em pediatria que estas surgem por volta dos dois anos de idade e que fazem parte do desenvolvimento da personalidade da criança e das suas necessidades de autonomia em contraponto com os limites que os pais estabelecem. Como não sabem argumentar fazem birras. E com humor acrescentou, «e estas birras duram, muitas vezes, até às idade adulta».

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *