Home > Sociedade > Ação Social de mãos dadas com Estabelecimento Prisional

Ação Social de mãos dadas com Estabelecimento Prisional

O Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Torres Novas está cada vez mais de mãos dadas com o Estabelecimento Prisional de Torres Novas, numa parceria que resulta em diversos projetos que estão a ser desenvolvidos neste estabelecimento.

O Almonda falou com Helena Caetano, técnica do Gabinete de Ação Social e que é um dos principais rostos desta dinamização que tem vindo a ser realizada.

O Clube de Leitura já tem algum caminho feito no Estabelecimento Prisional.

“Partimos sempre de um livro ou de textos pré-selecionados para trabalhar um tema chave. O objetivo é conversar com os reclusos e tentar perceber as suas características individuais de cada um salientando os seus traços positivos, tais como o talento, a sensibilidade ou a sabedoria.

A partir desta descoberta feita através das conversas que vêm ao debate, conduzimos à reflexão das vidas, potenciando as características de cada um, trabalhando a parte desviante que os levou à reclusão”, explicou Helena Caetano.

Estas sessões fazem-se com oito reclusos de cada vez, mas o Clube de Leitura conta com cerca de vinte participantes.

O teatro é outra das atividades que tem dado bons frutos. As peças de teatro tanto são apresentadas no interior do estabelecimento como no exterior. Por exemplo, uma destas peças foi apresentada recentemente no Centro de São Silvestre em Carvalhal de Aroeira.

“O Teatro é uma metodologia reflexiva, que permite ao recluso colocar-se em outros papéis de forma criativa, levando este a experimentar o que de melhor existe dentro de si mesmo e que por vezes desconhecem. Permite ainda uma libertação e aumento da confiança e auto estima por parte destes. Há mesmo um crescimento pessoal”, defendeu a responsável.

Helena Caetano diz ainda que quando apresentam peças de teatro no exterior, isto acontece “numa perspetiva integradora”.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *