Home > Escolas > E.S.Artur Gonçalves > Tertúlia em redor da obra de Artur Gonçalves na ESAG

Tertúlia em redor da obra de Artur Gonçalves na ESAG

Inserida no vasto programa de atividades que a ESAG levou a efeito de 16 a 21 de março, teve lugar na tarde do dia 19 de março, nesta escola secundária, uma tertúlia onde se refletiu na vida e obra de Artur Gonçalves, patrono deste estabelecimento de ensino.

Foram convidados para falar deste ilustre torrejano, “Joaquim Rodrigues Bicho que tem produzido uma extensa obra publicada em livros e artigos que aprofundam e atualizam as pesquisas historiográficas de Artur Gonçalves. O professor António Mário Lopes dos Santos que tem publicado o resultado das suas interessantes investigações nas áreas da História Económica e Social do nosso concelho e região. A Dr.ª Ana Marques que tem estado associada a uma interessante dinamização cultural do Museu Municipal Carlos Reis, provando que os museus podem ser centros dinâmicos de cultura para a comunidade e não um depósito da memória. O nosso colega Vítor Antunes, professor de Filosofia que tem dedicado muito do seu tempo à recolha de documentação relativa à história de Torres Novas”, convidados estes anunciados pelo professor António Ribeiro, moderador deste encontro.

A obra de Artur Gonçalves é fundamental para a construção da memória histórica da comunidade torrejana”, acrescentou ainda este professor.

O historiador Joaquim Rodrigues Bicho, teve o privilégio de conhecer pessoalmente Artur Gonçalves e recorda este torrejano como um homem austero de distinto, chamado a colaborar em todas as atividades cívicas e culturais de Torres Novas.

Recorda que conheceu Artur Gonçalves quando era um garoto da escola e o viu na Capela da Casa Mogo de Melo, debruçado sobre pilhas de documentos espalhados pelo chão.

Diz ser alguém que jamais esqueceu.

Contou ainda com graça episódios passados entre os dois, onde realça a ternura com que Artur Gonçalves tratava os mais pequenos.

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *