Home > Região > CHMT realizou sessão comemorativa do “Dia do Rim”

CHMT realizou sessão comemorativa do “Dia do Rim”

O auditório da biblioteca municipal de Torres Novas acolheu, no dia 12, a sessão comemorativa do “Dia do Rim” organizada pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT). A sessão contou com a presença do Professor Linhares Furtado, o primeiro cirurgião a realizar um transplante em Portugal, em 1969.

Linhares Furtado, Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, trabalhou 44 anos no Hospital daquela cidade, 36 deles como director dos Serviços de Urologia, tendo-se reformado em 2003. Na sessão comemorativa do “Dia do Rim” foi-lhe feita uma homenagem pelo CHMT. Para além de ter sido autor do primeiro Transplante Renal em Portugal, em 1969, fez o primeiro Transplante Hepático (1988).

Antes da homenagem coube ao diretor do Serviço de Nefrologia do CHMT, Dr. Sequeira Andrade, apresentar alguns dados estatísticos do serviço a que preside. Lembrou a situação geo-estratégica «incomparável» que o Hospital de Torres Novas oferece, para depois rever os números de atendimentos ao longo dos anos, sempre em crescendo. O serviço começou há 14 anos, em 2001, e em 205 recebeu a certificação de qualidade, ano em que começou também o primeiro internato de Nefrologia. Em 2007 realizou a primeira diálise peritoneal, obtendo uma taxa de 80% de ocupação médica.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *