Home > Segurança > ACIS promoveu sessão de esclarecimento com a ACT e a GNR

ACIS promoveu sessão de esclarecimento com a ACT e a GNR

Na quinta, dia 12, a ACIS promoveu uma sessão de esclarecimento com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana sobre os transportes das empresas, pois, como explicou Rui Dias, o Presidente da ACIS, os empresários têm muitas dúvidas sobre os novos procedimentos.

A sessão foi muito participada, havendo quem ficasse de pé para assistir aos trabalhos, tal o interesse que despertou. Rui Dias explicou que pediu à ACT e à GNR para participar na sessão, para que assim os empresários pudessem colocar as suas questões diretamente, ficando a saber o que muda no transporte rodoviário das empresas e quais os procedimentos corretos.

Nelson Santana, o Comandante da GNR, começou por dizer que normalmente a força de segurança é vista como “os maus da fita” por realizarem ações inspetivas. Mas, lembrou, a GNR apenas faz o que a Lei lhes diz para fazer. E a nova Lei dos transportes rodoviários das empresas surgiu para que se evitem acidentes. Há mais controlo sobre os horários de trabalho e sobre as horas de condução. Disse ainda que espera que os seus agentes não autuem, pois seria bom sinal. Mas se o fizerem é porque estarão a combater as condições que fomentam os acidentes, que muitas vezes resultam em perdas de vidas humanas.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook