Home > Região > “Desafio Portugal 2020” em reflexão na Biblioteca

“Desafio Portugal 2020” em reflexão na Biblioteca

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes acolheu na última sexta-feira, dia 23 de janeiro, o seminário com a temática, “Desafio Portugal 2020 – Educação, Qualificação Profissional e Mercado de Trabalho: Impacto na Economia Portuguesa. Este evento foi organizado pelo Centro de Formação Navegantes e teve por objetivo a exposição e a discussão das novas linhas do novo Quadro Comunitário, assim como os benefícios que poderão aportar à educação, formação, empregabilidade e, consequentemente, à economia portuguesa.

Rui Tereso, diretor do Colégio dos Navegantes começou por referir os objetivos deste dia de trabalhos.

“Reunimo-nos aqui para falarmos, discutirmos, informa-mo-nos sobre o novo quadro de apoio comunitário. Sabemos que há dinheiro, há potencial geográfico, haverá projetos, ideias, iniciativas, mas que valores nos movem, que princípios são os nossos, a que missão somos chamados?

Se são a ganância, os interesses mesquinhos e egoístas, as vaidades ufanadas de riqueza ostentadora ou dinheiro fácil ideologias que procuram induzir a dúvida, a revolta, a confusão entre o que é bem e o que é mal, que exalta os baixos instintos e as paixões desordenadas, promovendo uma cultura de irresponsabilidade e de subsidio-dependência, qual “panes et circenses” do antigo império romano, então aportaremos a 2020 pior do que chegamos ao fim do último quadro de apoio: desfalcados, arruinados, desunidos, desanimados, sem perspetivas de futuro, e falidos, com uma dívida que amordaça o futuro dos nossos filhos e os lança fora da pátria, afirmou”.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook