Home > Escolas > No Centro Escolar da Meia Via contaram-se histórias verdadeiras

No Centro Escolar da Meia Via contaram-se histórias verdadeiras

Na  última segunda-feira, dia 27, a escritora Ana Cristina Luz veio à Biblioteca do Centro Escolar de Meia Via apresentar dois dos seus livros aos alunos deste Centro Escolar: “Aristides o semeador de estrela” e “O pequeno trevo”, este último mais dedicado aos mais pequenitos.

Presente esteve ainda o ilustrador do livro “Aristides o semeador de estrela”, António de Moncada Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes.

O Almonda passou pelo Centro na parte da manhã e participou na apresentação realizada aos alunos do 1.º Ciclo, do 1.º ao 4.º ano.

Nesta apresentação o tempo escasseou e a hora passada com as crianças foi preenchida pelo  ilustrador do livro “Aristides o semeador de estrela”, António de Moncada Sousa Mendes que apresentou diversas imagens a preto e branco, facto que despertou a atenção dos mais pequenos, do seu avô  Aristides de Sousa Mendes, ao mesmo tempo que relatava os factos mais importantes da sua vida.

Aristides de Sousa Mendes foi um Diplomata português que durante a II Guerra Mundial salvou mais de 30.000 vidas da perseguição Nazi, em 1940, no que é considerado como a maior ação de salvamento empreendida por uma pessoa individual.

Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nasceu a 19 de julho de 1885, em Cabanas de Viriato (Carregal do Sal), localidade situada a cerca de 30 km a sul de Viseu. Pertencia a uma família aristocrática e católica da Beira-Alta. Aristides de Sousa Mendes tinha um irmão gémeo, César, e um irmão mais novo, José Paulo.

Aristides estudou Direito na Universidade de Coimbra, juntamente com seu irmão César, tendo sido um dos seis melhores estudantes do seu curso.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook