Home > Sociedade > Especialistas europeus em Educação visitam Torres Novas

Especialistas europeus em Educação visitam Torres Novas

 

Está a decorrer uma visita de estudo a Torres Novas, no âmbito do programa Aprendizagem ao Longo da Vida 2007-2013, por nove professores de países da União Europeia, de 9 a 13 de Março. A recepção oficial decorreu numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na segunda-feira, dia 9.

 

Após uma breve apresentação de cada professor, em Inglês, António Rodrigues destacou a oportunidade da sua presença em Torres Novas, declarando, «Vocês vêm a Torres Novas numa altura extremamente importante, quando vamos avançar com os equipamentos educativos no nosso concelho. Vamos construir oito centros escolares que vão substituir 64 pequenas escolas», tendo ainda acrescentado que aquele era um momento de «revolução no sistema educativo».

 

O Presidente da Câmara explicou ainda que essa revolução contempla a utilização dos equipamentos municipais, de forma a complementar a Educação com actividades extracurriculares, seja no Palácio dos Desportos, Piscinas Municipais ou na Biblioteca. António Rodrigues fez ainda questão de sublinhar que actualmente todas as crianças do concelho, que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico, «deslocam-se aos nossos equipamentos, duas vezes por semana, onde têm actividades desportivas e inglês».

 

O programa da visita dos professores prevê visitas a escolas de todos os níveis de ensino, da rede pública e privada, contactos com professores e órgãos de gestão dos estabelecimentos de ensino, observação de projectos desenvolvidos pelas escolas e deslocações a equipamentos culturais e desportivos da cidade com funções educadoras, havendo também lugar para visitas de âmbito social e cultural no concelho.

 

Entre os objectivos do programa, inclui-se a análise do sistema educativo português, o estudo dos diferentes sistemas de ensino, partilhar boas práticas e estabelecer contactos para futuros projectos em conjunto.

 

Luís Miguel Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook