Home > Saúde > Diamantino Lourenço sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica

Diamantino Lourenço sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica

p1_diamantino_grd

Em menos de um mês, a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) conseguiu um saldo inédito na conta graças à campanha que entrou na “moda” dos banhos gelados. Uma campanha que no mês de junho se tornou um símbolo da luta contra esta doença nos Estados Unidos. Segundo dados da Associação, a APELA já conseguiu angariar mais de 25 mil euros e no que respeita ao número de sócios, este também duplicou.

Diamantino Lourenço, colaborador d’O Almonda, sofre desta doença há treze anos.

Pedimos-lhe que nos explicasse de que forma Esclerose Lateral Amiotrófica condiciona a sua vida e a sua opinião acerca desta moda viral dos “banhos públicos”.

A campanha nascida nas redes sociais começou com uma regra simples: quem não aceitasse o desafio para se encharcar com um balde de água gelada deveria fazer um donativo. Entretanto, há quem siga este método e quem leve com o balde de água e faça na mesma um contributo. Ou quem só se molhe.

De Bill Gates a Oprah Winfrey, passando por Cristiano Ronaldo, a moda dos “banhos públicos” nas redes sociais parece não ter fim à vista. São cada vez mais figuras públicas a refrescarem-se com a iniciativa “The ice bucket challenge” – O desafio do balde de gelo.

Dado que o nosso colaborador não consegue expressar-se através da fala as suas emoções e pensamentos, endereçamos via email algumas questões, às quais nos respondeu prontamente.

Diamantino Lourenço começou por explicar afinal que doença é esta.

“A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurónios motores. Os doentes permanecem lúcidos e a doença não é contagiosa.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *