Home > Região > Irmã Timótea celebra Jubileu de Ouro de Profissão Religiosa

Irmã Timótea celebra Jubileu de Ouro de Profissão Religiosa

No próximo dia 6 de setembro a comunidade das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing estará em festa com a celebração do Jubileu de Ouro de Profissão Religiosa da Irmã Timótea Kronschnabl OSB, Prioresa do Priorado Ibérico, ao qual pertence esta comunidade de Torres Novas.

A Eucaristia festiva será celebrada no primeiro sábado do mês de setembro, pelas 10:30 horas, na Igreja do Mosteiro de São Bento e será presidida pelo Bispo Diocesano, D. Manuel Pelino Domingues.

O Almonda falou com a Irmã Timótea a propósito destes 50 anos de caminhada como religiosa e missionária.

Pertencem ao Priorado Ibérico sete comunidades, sendo elas, a comunidade de Torres Novas, Baltar, na Diocese do Porto, uma comunidade em Madrid e quatro em Angola e cabe à Irmã Timótea orientar todo o trabalho destas sete comunidades.

Nascida no sul da Alemanha, entrou muito nova no Convento de Tutzing, na Alemanha.

No ano de 1966 já como Religiosa é enviada em missão para o sul do Brasil, onde permanece mais de vinte anos.

É no ano de 1979 que regressa ao seu país natal. Aqui permanece durante oito anos com as funções de Prioresa do Priorado de Tutzing.

Sempre obedecendo à missão para a qual foi confiada, no ano de 1998 regressa ao sul do Brasil, ao Estado de São Paulo, onde permanece até ao final de 2000, ano em que foi nomeada para ser Superiora da Comunidade de Buenos Aires, na Argentina.

“Entrei para o Convento com 19 anos e fiz a minha Profissão Religiosa com 22 anos no dia 8 de setembro de 1964”, explicou.

Tantos anos passados em missão, perguntámos de não sente falta do seu país. “Vivi vinte e seis anos no Brasil, nove anos na Argentina, quatro anos em Portugal, ou seja mais de metade da minha vida fora da Alemanha. Sinto uma enorme amizade pelas comunidades por onde passei. Todas estas experiências me enriqueceram muito”, assegurou.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook