Home > Região > Produtores agroecológicos reuniram-se para discutir setor

Produtores agroecológicos reuniram-se para discutir setor

Um pequeno grupo de produtores agroecológicos, da associação “Envolve”, cerca de 20, reuniu no sábado, dia 26, na “Quinta do Alecrim”, em Alcorochel, Torres Novas, para discutir os problemas do setor.

O encontro funcionou mais como uma tertúlia, de troca de conhecimentos, de apresentação de problemas e soluções para o sector. Denis Hickel, um dos promotores da iniciativa, deu a conhecer um programa chamado “Cesto Cheio”, que teve início na Roménia e que agora chegou a Portugal, tendo iniciado a sua atividade na região de Coimbra.

O conceito do “Cesto Cheio” é simples: o programa baseia-se em garantir a quem produz um destino para os seus produtos, para o “comedor”, desaparecendo o conceito de “consumidor”. Esta pequena alteração é importante, pois o “comedor” dos produtos torna-se um parceiro do produtor, desaparecendo o intermediário. Foi criada uma plataforma online que dá a conhecer aos interessados qual o produtor associado mais próximo. O programa ainda está em fase de adaptação à realidade portuguesa, mas é já evidente que a relação direta entre produtor e o “comedor” pode frutificar, estabelecendo-se uma relação de confiança.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook