Home > Região > Orquestra Académica do Médio Tejo dá primeiro concerto no Domingo

Orquestra Académica do Médio Tejo dá primeiro concerto no Domingo

No domingo, dia 13, pelas 17h no Teatro Virgínia, Torres Novas poderá assistir ao primeiro concerto da Orquestra Académica do Médio Tejo. O projeto integra alunos das escolas de música de Torres Novas, Ourém e Minde.

Cabe a João Paulo Fernandes a responsabilidade de conduzir os alunos dos conservatórios de Choral Phydellius, OurémArt e conservatório de música Jaime Chavinha. Os 64 jovens, com idades entre os 10 e os 20 anos, compõem a orquestra. De acordo com o maestro o projeto já começou em outubro passado, pela mão dos professores de música de cada escola representada, mas com a ideia de alargar a outras escolas da região.

O projeto surgiu porque se sentiu que haveria condições para criar uma orquestra, com um grande número de músicos e de naipes musicais, especialmente para o grupo de cordas, que, ao contrário dos metais que tem nas bandas filarmónicas um lugar para praticar fora das escolas, não existe algo semelhante para os violinos ou violoncelos, sendo uma orquestra uma forma de oferecer mais um espaço para esses alunos praticarem.

A orquestra foi pensada para desenvolver um projeto inicial num espaço de três anos. No primeiro ano coube a Torres Novas a tarefa de organizar os trabalhos e nos próximos dois anos será a vez de Minde e Ourém. Os concertos acontecem sempre, todos os anos, em cada uma das localidades, prevendo-se que possam haver outros, caso surja a oportunidade.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *