Home > Escolas > E.Sup.de Ed.de T.Novas > O pai da Escola da Ponte deu aula na ESETN

O pai da Escola da Ponte deu aula na ESETN

O pai da famosa Escola da Ponte esteve em Torres Novas na última sexta-feira, dia 30 de maio na Escola Superior de Educação de Torres Novas para falar a pais e professores sobre este projeto educativo.

O professor, a viver no Brasil há cerca de dez anos veio falar da Escola da Ponte que surgiu do desejo de criar uma escola que se diferenciasse do modelo tradicional.

A escola idealizada por José Pacheco, além de não possuir séries, testes, turmas ou aulas, também se diferencia pela forma de aprendizagem – por um lado os professores não se prendem a uma única turma ou disciplina e, por outro, os alunos, geralmente considerados crianças ou adolescentes problemáticos, desenvolvem tanto estudos individuais, que são mais tarde compartilhados com os demais colegas, quanto projetos de pesquisa, que são feitos em grupos formados de acordo com suas áreas de interesse.

José Pacheco desejou uma escola que fuja do modelo tradicional e essa escola nasceu nos arredores da cidade do Porto.

Esta escola, apesar de fazer parte da rede pública portuguesa em nada se parece com as demais.

É uma escola muito curiosa, onde não há salas de aula, não existem turmas divididas por faixa etária, não há sequer testes. Em nada se compara com a escola tradicional que conhecemos, esta localizada na Vila das Aves, a trinta quilómetros da cidade do Porto.

Na Escola da Ponte, as crianças decidem o que e com quem estudar. Independente da idade, o que as une é a vontade de estar juntas e de juntas aprender. Surgem novos grupos a cada projeto ou tema de estudo.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *