Home > Desporto > Paulo Antunes é o primeiro torrejano a preparar a participação de Triatlo IRONMAN

Paulo Antunes é o primeiro torrejano a preparar a participação de Triatlo IRONMAN

p1_paulo_grd

Atualmente com 36 anos de idade, Paulo Antunes para além de ser Treinador da equipa de Triatlo de Torres Novas, retomou a atividade competitiva como atleta do Clube. Iniciou a prática do Triatlo em 1996 interrompendo em 2005.

Durante estes anos, foram alcançados excelentes resultados destacando-se 5 títulos de campeão Nacional, 4 como sénior e 1 como Júnior, bem como a medalha de bronze em 2003 no Campeonato Ibero Americano disputado no Chile.

Em 2013, decidiu reiniciar a prática do Triatlo tendo como objetivo alcançar o sonho que um dia o fez optar pelo Triatlo – O IRONMAN.

O IM (IRONMAN) disputa-se nas distâncias de 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo, e 42.2 km de corrida a pé, existindo um circuito mundial de provas que qualifica os atletas para o Campeonato Mundial, que se realiza todos os anos, em outubro, no Hawaii, berço do Triatlo de longa distância e uma prova mítica pelas distâncias envolvidas.

Sendo as provas de maior desgaste que existem em termos oficiais, a sua conclusão, só por si, é um feito, no entanto o Paulo não pretende apenas concluir, mas obter um resultado de destaque.

São provas onde a disciplina, o espírito de sacrifício a capacidade superação e a resistência física são levadas ao extremo.

Durante os últimos sete meses, o treino tem sido muito rigoroso, onde a gestão do tempo tem sido fundamental uma vez que é necessário conciliar a vida profissional com o ritmo que os treinos exigem.

Na caminhada para a prova de IRONMAN que se vai realizar no dia 13 julho em Vitória de Gasteiz, já foram realizados alguns testes competitivos, que se revelaram muito positivos.

No dia 13 abril, Paulo Antunes participou na 1.ª etapa do Campeonato Ibérico de Distancia Longa (1,9 km natação, 90 km Ciclismo, 21km Atletismo) e o resultado foi surpreendente, uma vez que concluiu a prova em sexto sendo o terceiro português.

No passado 3 de maio, no Lisboa Triathlon (1,9 km natação, 90 km Ciclismo, 21km Atletismo), onde participaram cerca de 800 triatletas de 36 nacionalidades tendo estado presentes alguns atletas de alto gabarito em termos internacionais, no final, o resultado obtido foi acima das expetativas, uma vez que alcançou o 14º Lugar da Geral, e 2º no se Escalão Etário (35-39).

No próximo dia 18  de maio, Paulo Antunes irá ter mais um grande desafio e teste às suas capacidades, no Half- Ironman de Barcelona, no qual participarão 1800 triatletas.

Será uma prova, onde irão estar presente muitos triatletas profissionais, sendo esta competição mais uma etapa de preparação para o Ironman de Vitória Gasteij.

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *