Home > Região > Assembleia Vicarial reuniu paróquias de Torres Novas

Assembleia Vicarial reuniu paróquias de Torres Novas

Cumprindo o plano diocesano a vigararia de Torres Novas realizou a sua Assembleia Vicarial no domingo, dia 30, na Casa de S. José de Cluny em Torres Novas.

Do programa constaram conferências, atividades culturais, oficinas, para jovens e crianças, e um pequeno espetáculo de variedades feito por grupos das diferentes paróquias. O bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, presidiu à Eucaristia que marcou o fecho das atividades.

Para que serve um encontro de vigararia?

O bispo D. Manuel Pelino explicou a “O Almonda” quais os objetivos de um encontro de vigararia.

«Uma vigararia, é uma união de paróquias, que tem por trás a comunhão eclesial. Esperamos que estas jornadas contribuam para promover essa união. Esse é o caminho. União e celebração». O encontro, explicaria depois, assim como na homilia desse dia, serve para contrariar a ideia de que se está sozinho. Ao participar em conjunto numa atividade as pessoas das paróquias percebem que a igreja ultrapassa a fronteira da sua paróquia. É sabido que as paróquias estão a diminuir das suas populações, que há menos crianças e jovens. Com o encontro os paroquianos percebem melhor que a Igreja é maior. Que é mais viva. E que todos «fazemos parte da mesma família».

LML

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook