Home > Região > Seminário no Hospital convida à reflexão da Intervenção Precoce

Seminário no Hospital convida à reflexão da Intervenção Precoce

A Equipa Local de Intervenção (ELI) Alcanena/ Torres Novas vai realizar o seu III Seminário, este ano, para refletir nos afetos e nas relações e que terá lugar no dia 7 de março, no Auditório do Hospital Rainha Santa Isabel, em Torres Novas.

Célia Ramos

No seguimento dos anos anteriores, os objetivos deste seminário consistem em continuar a aprofundar conhecimentos na área do desenvolvimento global das crianças e sensibilizar famílias e técnicos para aspetos relativos a perturbações do desenvolvimento das crianças.

O Almonda falou com Andrea Carrilho, coordenadora da Equipa, que nos explicou a história do antigo Projeto de Intervenção Precoce, hoje constituído como Equipa de Intervenção Precoce, e como esta equipa apoia crianças e famílias.

O primeiro seminário da Equipa Local de Intervenção Alcanena / Torres Novas, tal e qual ela está hoje constituída teve lugar no ano de 2012, mas já antes, o Projeto de Intervenção Precoce havia realizado mais três seminários, em 2008, 2009 e 2011.

De recordar que inicialmente as equipas de intervenção precoce tinham maioritariamente uma base concelhia e designavam-se de Projetos de Intervenção Precoce. Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 281/ 2009 de 06 de outubro, foi implementado o Sistema Nacional de Intervenção na Infância (SNIPI), que passou a designar estas equipas de Equipas Locais de Intervenção (ELI’s). Com esta reestruturação a nível nacional, e tendo por base dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativamente à população dos 0 aos 6 anos com deficiência, atraso de desenvolvimento ou risco de atraso de desenvolvimento em cada concelho que, deste modo, seria elegível para integrar o SNIPI, alguns dos antigos projetos de intervenção precoce foram associados, de modo a criar as ELI’s, algo que a nível local se veio a formalizar a 21 de junho de 2011 com a assinatura do Protocolo de Constituição da ELI Alcanena/ Torres Novas.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *