Home > Política > Câmara aprova orçamento de 33 milhões de euros

Câmara aprova orçamento de 33 milhões de euros

O orçamento para 2014 foi aprovado em reunião de Câmara, na segunda-feira, dia 16, com uma dotação financeira de 33 milhões de 474 mil euros, menos 18 milhões que o orçamento anterior.

O orçamento apresentado, que apenas recolheu os votos favoráveis do PS, pese os elogios que toda a oposição fez à qualidade do documento, só foi possível porque a Câmara aderiu ao PAEL (Programa de Apoio à Economia Local) e ao Saneamento Financeiro, justificou Pedro Ferreira, o Presidente de Câmara, diluindo a dívida do município no tempo, aliviando assim o orçamento. O Presidente da Câmara destacou também a melhoria na dívida a curto prazo, tendo sido beneficiados os pequenos fornecedores e empreiteiros. A longo prazo só haverá dívidas a entidades bancárias. Em conclusão declarou: «A dívida existe, mas está diluída». Os novos compromissos estão a ser pagos dentro dos prazos legais.

Com a dívida controlada a Câmara preparou o orçamento de forma a assegurar a continuação das obras em curso, como o Convento do Carmo (aproveitando para informar que concorreram 13 empresas à segunda fase da obra e que esta deverá arrancar depois do Tribunal de Contas a visar). Irá arrancar em breve a obra da Escola Manuel de Figueiredo, financiada totalmente pelo Estado, está a concurso a obra do “Mercado do Peixe” (a iniciar em Janeiro ou Fevereiro) e a Câmara irá estar «atenta» ao próximo Quadro Comunitário, para o período de 2014-2020. Vai haver investimento em acessibilidades, dois novos Centros Escolares e a obra do “Parque Urbano” continua «em aberto», desde que se consiga financiamento para ele, o que poderá acontecer através dos fundos comunitários, através da Comunidade Intermunicipal. Haverá também uma aposto de reabilitação do Centro Histórico, continua em orçamento a obra da “Avenida João Paulo II”, que liga a rotunda sul à A23, bem como a ligação entre as zonas industriais de Torres Novas e Riachos.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook