Home > Região > Rostos de Torres Novas por Antero Guerra Inácio

Rostos de Torres Novas por Antero Guerra Inácio

p1-antero_grd

Antero Guerra Inácio é figura bem conhecida de Torres Novas. E de momento a sua ocupação despertou o interesse dos torrejanos, com os seus desenhos de rostos conhecidos de Torres Novas. Fomos conhecer um pouco mais de perto o seu trabalho, que pode ser visto na sua página de facebook (facebook/anteroguerra).

Começou a desenhar e a pintar aos cinco anos de idade e… nunca mais parou, confessou-nos. Tem muito gosto pelo desenho e pela pintura, que lhe ocupou grande parte do tempo até aos 25 anos. Depois, essencialmente por razões profissionais teve de deixar essa paixão para trás. A espaços fazia algumas experiências, mas sempre sem grande consistência.

Um enfarte viria a mudar a sua vida. Aos cinquenta anos, há ano e meio atrás, apanhou um susto e foi obrigado a «desacelerar o passo». Com mais tempo livre começou a fazer algumas experiências que envolviam a pintura, mas sentia-se entorpecido. Um amigo ofereceu-lhe um bloco de papel de desenho e, sem esperar, essa oferta acabaria por ser a ignição de todo o trabalho que realizou de há ano e meio para cá. Resolveu voltar a pintar e a desenhar, a criar uma auto-disciplina de trabalho, preferindo, como é seu hábito, realizar trabalhos que sejam «concretos», ou seja, de formas definidas. Antero Guerra Inácio não gosta muito de fazer trabalhos que sejam abstratos, pois precisa «da forma», explicou. Gosta de trabalhar a luz e as cores, assim como a forma, fazendo com que o trabalho que desenvolve acabe por falar, sem ter de explicar a quem observa o que é que está a ver.

LML

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook