Home > Dança > “O Tempo do Corpo” prepara espetáculo para “maiores” de 65 anos

“O Tempo do Corpo” prepara espetáculo para “maiores” de 65 anos

A coreógrafa Sofia Silva está em Torres Novas com a proposta de um novo espetáculo intitulado “O Tempo do Corpo” e busca a participação de pessoas com mais de 65 anos. Na segunda-feira, dia 4, a coreógrafa explicou à imprensa em que consiste este projeto.

“O Tempo do Corpo” é um projeto que busca a participação de pessoas com mais de 65 anos, que pretende utilizar o corpo, assim como as marcas de passagem do tempo nos corpos, para, a partir daí, construir uma coregorafia, que regista e assinala a passagem do tempo. Segundo explicou Sofia Silva a coreografia que daqui resulta depende muito da expressão dos corpos e das interpretações, procurando-se mostrar como é que o corpo pode ser também um “documento” do tempo.

Sofia Silva procura também uma linguagem diferente e, do ponto de vista artístico, procura colocar em causa os conceitos de beleza e de expressividade. Explicou que pretende perceber «como é que os corpos sem preparação [artística] conseguem ainda assim fazer com que o seu gesto seja transformado» e integre a coreografia. Por vezes, entre os voluntários que abraçam o projeto, há limitações físicas, só que essas acabam por dar mais «liberdade criativa», explicou.

Para este género de projeto, que já levou ao palco noutros locais do país, encontrou algumas resistências iniciais mas, depois, os voluntários ao aperceberem-se do valor artístico abandonam as reservas e abraçam o projeto.

A procura de voluntários com mais de 65 anos explica-se de forma simples, pois nessa idade, normalmente, já se encontram pessoas reformadas e com tempo para abraçar um projeto com estas caraterísticas.

LML

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *